FAQ - COMMISSIONS
 

Eu recebo diariamente e-mails e mensagens perguntando o valor para desenhar uma capa para um álbum/EP, ilustrações para livros ou para produzir uma arte para camiseta. Por conta disso decidi fazer esse texto para ajudar a esclarecer as principais dúvidas.

 
 

COMO OS VALORES SÃO CALCULADOS

Quanto mais complexo, mais elementos na ilustração, maior vai ser o tempo e, consequentemente, maior o custo.

Se você não tem uma ideia exata mas tem um tema ou título de trabalho, não tem problema, podemos discutir as possibilidades e encontrar o que melhor se encaixa.


 

PROCESSO DE CRIAÇÃO E PAGAMENTO

A criação de uma arte funciona melhor se você estiver aberto às minhas ideias e me dizer qual o tipo de ambientação ou tema que você quer que a arte tenha, e me permitir desenvolver a melhor solução visual para isso.

Após conversarmos sobre o conceito, elementos base e fecharmos um valor, eu te enviarei um contrato e irei solicitar o pagamento do trabalho.

 

Assim que o pagamento for confirmado, eu agendo uma data para enviar um esboço inicial. Esse esboço sendo aprovado, eu dou início à ilustração, eu normalmente levo entre 3 a 5 semanas para produzir uma arte, dependendo da complexidade. Ajustes devem ser feitos na etapa de esboços, qualquer alteração feita após a pintura estar finalizada será cobrada à parte.

 

O pagamento pode ser feito por boleto à vista ou cartão de crédito. No cartão é possível parcelar em até 12x pela plataforma MercadoPago. É possível utilizar mais de um cartão se necessário. Eu agendo e reservo as datas somente quando o pagamento for confirmado.


 

FORMATO DE ARQUIVO

Eu produzo meus trabalhos na plataforma de pintura digital Procreate. Eu trabalho somente com ilustração e pintura. Não utilizo nenhum tipo de colagem de fotos ou texturas prontas e nem trabalho em “camadas”, e não utilizo aplicativos de manipulação de imagens como Photoshop. A arte é toda produzida em uma peça só, que é enviada limpa, sem nenhum tipo de lettering ou logo, com exceção caso alguma escrita faça parte da ilustração. 


 

AGENDAMENTO

Eu costumo agendar os trabalhos com no mínimo um a dois meses de antecedência, que é normalmente o período que minha agenda leva para ficar livre, mas às vezes pode levar mais tempo. O agendamento só é confirmado após receber o contrato e o pagamento confirmado. Antes disso as datas permanecem em aberto.

No entanto, tem certas ocasiões que é possível realizar um encaixe. Me diga as suas necessidades de prazo e eu vejo se existe essa possibilidade. O agendamento deve ser feito por e-mail rafaeltavares.art@gmail.com



 

De antemão, agradeço o interesse no meu trabalho

Qualquer dúvida fico à disposição

 

Atenciosamente,

Rafael Tavares